APRESENTAÇÃO CPA

REPRESENTANTES DA CPA – COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO

Agenor de Carvalho Silva – Membro Técnico e Administrativo/ Secretário da Reunião.

Prof. Carlos Armando Benedusi Luca – Representantes do Corpo Docente

Ruan Virgilio Pereira – Representante do Corpo Discente – Graduação

Arlete Goulart de Andrade – Membro Técnico e Administrativo

Prof. Wagner Belucci – Coordenador CPA.

Representante da Sociedade Civil – Rui Gonçalves

A Comissão Própria de Avaliação é formada por participantes da comunidade acadêmica, que têm o propósito de se reunir para coordenar a autoavaliação da instituição de ensino. Ela é formada por representantes de todo o meio acadêmico, para oferecer diferentes perspectivas sobre as mesmas questões e, assim, garantir representatividade nas tomadas de decisões.

Conforme estabelecido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o processo de análise institucional é parte integrante do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que conta com a autoavaliação e a avaliação externa. Esse sistema visa não só aperfeiçoar os métodos gerenciais, mas também expandir a oferta de ensino superior, aumentar a eficiência institucional e social, além de aprofundar os compromissos e responsabilidades das universidades.

A CPA é prevista nas Instituições de Ensino Superior (IES) pela Lei Federal nº 10.861/2004 como um critério essencial para credenciamento da instituição junto ao Ministério da Educação (MEC). Entretanto, o relatório final precisa estar em conformidade com roteiro estabelecido pelo SINAES, elaborado sob coordenação da Comissão Nacional de Avaliação do Ensino Superior, a CONAES. Com isso, a universidade é qualificada pelo governo a nível operacional e gerencial.

O objetivo da CPA é fornecer à gestão acadêmica indicadores objetivos e seguros sobre o funcionamento da instituição. Para isso, as métricas são concebidas com base em dez dimensões.

FUNDAMENTAIS, DEFINIDAS PELO SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA MESMA LEI 10.861/2004:

1- plano de desenvolvimento institucional;
2- política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas formas de operacionalização;
3- responsabilidade social da instituição;
4- comunicação com a sociedade;
5- políticas de carreira e de aperfeiçoamento dos funcionários;

6- organização e gestão da instituição;
7- infraestrutura física direcionada ao ensino e à aprendizagem;
8- planejamento e avaliação da eficácia de projetos;
9- políticas de atendimento aos estudantes;
10- sustentabilidade financeira.

A CPA, COM OS DADOS ANALISADOS CONSEGUE:

- Identificar fragilidades

- Criar novas políticas educacionais

- Reforçar a relevância e a responsabilidade social da instituição

A Comissão Própria de Avaliação tem como responsabilidade elaborar instrumentos, formulários e questionários para mensurar os níveis de satisfação da comunidade acadêmica com o modelo de gestão adotado pela IES. Com os dados coletados, são emitidos relatórios enviados ao INEP e aos órgãos governamentais competentes. 
 
Nesse sentido, as decisões são tomadas a fim de democratizar a gestão e dar mais autoridade à instituição.

Apresentação CPA

Relatório CPA 2018

Relatório CPA 2019

Relatório CPA 2020

Relatório CPA 2018 a 2020

Relatório CPA 2021

APRESENTAÇÃO CPA

REPRESENTANTES DA CPA – COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO

Agenor de Carvalho Silva – Membro Técnico e Administrativo/ Secretário da Reunião.

Prof. Carlos Armando Benedusi Luca – Representantes do Corpo Docente

Ruan Virgilio Pereira – Representante do Corpo Discente – Graduação

Arlete Goulart de Andrade – Membro Técnico e Administrativo

Prof. Wagner Belucci – Coordenador CPA.

Representante da Sociedade Civil – Rui Gonçalves

A Comissão Própria de Avaliação é formada por participantes da comunidade acadêmica, que têm o propósito de se reunir para coordenar a autoavaliação da instituição de ensino. Ela é formada por representantes de todo o meio acadêmico, para oferecer diferentes perspectivas sobre as mesmas questões e, assim, garantir representatividade nas tomadas de decisões.

Conforme estabelecido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o processo de análise institucional é parte integrante do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que conta com a autoavaliação e a avaliação externa. Esse sistema visa não só aperfeiçoar os métodos gerenciais, mas também expandir a oferta de ensino superior, aumentar a eficiência institucional e social, além de aprofundar os compromissos e responsabilidades das universidades.

A CPA é prevista nas Instituições de Ensino Superior (IES) pela Lei Federal nº 10.861/2004 como um critério essencial para credenciamento da instituição junto ao Ministério da Educação (MEC). Entretanto, o relatório final precisa estar em conformidade com roteiro estabelecido pelo SINAES, elaborado sob coordenação da Comissão Nacional de Avaliação do Ensino Superior, a CONAES. Com isso, a universidade é qualificada pelo governo a nível operacional e gerencial.

O objetivo da CPA é fornecer à gestão acadêmica indicadores objetivos e seguros sobre o funcionamento da instituição. Para isso, as métricas são concebidas com base em dez dimensões.

FUNDAMENTAIS, DEFINIDAS PELO SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA MESMA LEI 10.861/2004:

1- plano de desenvolvimento institucional;
2- política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas formas de operacionalização;
3- responsabilidade social da instituição;
4- comunicação com a sociedade;
5- políticas de carreira e de aperfeiçoamento dos funcionários;
6- organização e gestão da instituição;
7- infraestrutura física direcionada ao ensino e à aprendizagem;
8- planejamento e avaliação da eficácia de projetos;
9- políticas de atendimento aos estudantes;
10- sustentabilidade financeira.

A CPA, COM OS DADOS ANALISADOS CONSEGUE:

- Identificar fragilidades

- Criar novas políticas educacionais

- Reforçar a relevância e a responsabilidade social da instituição

A Comissão Própria de Avaliação tem como responsabilidade elaborar instrumentos, formulários e questionários para mensurar os níveis de satisfação da comunidade acadêmica com o modelo de gestão adotado pela IES. Com os dados coletados, são emitidos relatórios enviados ao INEP e aos órgãos governamentais competentes. 
 
Nesse sentido, as decisões são tomadas a fim de democratizar a gestão e dar mais autoridade à instituição.

Apresentação CPA

Relatório CPA 2018

Relatório CPA 2019

Relatório CPA 2020

Relatório CPA 2018 a 2020

Relatório CPA 2021

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